A história da organização dos antigos alunos do Mackenzie é antiga e começa em 1933, quando é criada aAssociação dos Antigos Alunos da Universidade Mackenzie, entidade que representava todos os ex-alunos mackenzistas.
Foto de 1934, durante as comemorações do primeiro aniversário da AAAM. A foto foi tirada onde encontra-se o ginásio esportivo, dentro do campus mackenzista.
A AAAM funcionou por diversas décadas, inspirada nos programas de alumni das universidades americadas, e ajudou a financiar diversos projetos acadêmicos do Mackenzie. Durante um período de tempo, chegou a representar até 4% do orçamento mackenzistas e compôs cargos com cadeira permanente nos principais órgãos universitários. Um dos registros mais bonitos dessa história está na publicação da Revista comemorativa dos 100 anos do Mackenzie, publicada em 1970, que você pode conferir na integra clicando aqui.
Por sua vez, a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ou simplesmente Alumni Direito Mackenzie, foi fundada em 21 de setembro de 1977 pelos renomados juristas Profs. Drs. Álvaro Villaça de Azevedo, Eros Roberto Grau, Jeremias Alves Pereira Filho, Flávio José Farace e Luís Eduardo Lopes da Silva, com o objetivo de promover atividades acadêmicas e científicas e representar os ex-alunos do curso.
No início da década de 80, a associação entrou em um período de inatividade e, somente em 2017, um grupo de ex-alunos resgatou a existência da Associação e deu uma importante guinada administrativa para a retomada das atividades. Na cerimônia de refundação, realizada em 2018, estiveram presentes dois fundadores Eros Roberto Grau (ex-ministro do STF) e Álvaro Villaça (ex-diretor das faculdades de direito do Mackenzie, USP e FAAP).
À esquerda, Eros Roberto Grau, e a direita, Álvaro Villaça de Azevedo, dois dos fundadores da Alumni Direito Mackenzie e grandes juristas. Álvaro Villaça Azevedo foi o primeiro presidente da associação, em 1977.
Desde a sua refundação, a equipe à frente da Alumni Direito Mackenzie está comprometida em alinhar a gestão com as melhores práticas de governança e transparência, focada principalmente na implementação e organização do endowment da Associação.
Acreditamos que o endowment é um poderoso instrumento para instituições de ensino como a Faculdade de Direito do Mackenzie, diante da sua capacidade de contribuir, de forma autossustentável, com o aperfeiçoamento da educação e formação de futuros profissionais, causando, assim, um relevante impacto social no longo prazo.
Além de congregar inúmeras gerações de antigos alunos, a Alumni Direito Mackenzie organiza eventos, palestras, encontros, comissões, programas de mentoria e atividades voltadas à efetivação do direito fundamental de acesso à justiça e melhoria da educação.
E esse último ponto para nós é o que, em grande parte, justifica nossa existência: em um mundo onde as conexões são mais fáceis e constantes, o objetivo principal da Alumni Direito Mackenzie é viabilizar para além do contato, que o sentimento de pertencimento que criamos durante os anos que passamos por aqui como alunos seja utilizado para construir um país melhor por meio da educação e da certeza de que o acesso à justiça e a formação de profissionais de excelência não pode ser um privilégio.
Construir uma cultura alumni pressupõe, também, entender que a criação desse sentimento que nos une começa no primeiro dia de aula, e se materializa em muitas iniciativas dos estudantes, as quais são indispensáveis para construção de um curso de direito de qualidade. E se, como alunos, aprendemos a importância de cada um desses espaços, agora como antigos alunos, temos o dever de ajudar para que todos também tenham essa oportunidade, em um curso que seja cada vez mais plural, diverso e acessível para todos e todas.
Alunos da 1ª Turma da Faculdade de Direito do Mackenzie, formados em 1959, entregam certificado para estudante recém ingressa, durante as comemorações dos 70 anos do curso de direito mackenzista.
Abaixo, você confere o currículo dos cinco fundadores:
- Álvaro Villaça Azevedo
Primeiro presidente da Associação, formado pela turma de 1961. Além de estudante, foi professor e diretor da Faculdade de Direito do Mackenzie. Com doutorado e livre-docência pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), o Prof. Villaça ainda foi Diretor da Faculdade de Direito da USP e da FAAP. Atualmente, dá aula no programa de pós-graduação strict sensu da USP, sendo um dos mais importantes civilistas do país.
- Eros Roberto Grau
Primeiro Diretor-Geral da associação, formado na turma de 1963. Ex-Ministro do Superior Tribunal Federal (STF), tem doutorado e livre-docência pela Faculdade de Direito da USP, tendo sido professor na Faculdade de Direito do Mackenzie e da USP. Doutor Honoris Causa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Université Cergy-Pontoise (França), da Université du Havre (França), da Universidad Siglo 21 (Córdoba, Argentina) e da Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
- Jeremias Alves Pereira Filho
Primeiro Secretário-Geral da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie e segundo presidente da Associação. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1973; Presidente do Centro Acadêmico João Mendes Júnior no biênio 1972/1973. Professor de Direito Processual Civil do Mackenzie de 1977 a 2018. Professor Emérito do Mackenzie pelo reconhecimento de 41 anos ininterruptos como professor da Faculdade de Direito; Especialista em Direito Empresarial do Mackenzie. Advogado em São Paulo desde 1973, especializado em contencioso cível, direito societário, reestruturação de empresas e recuperações judiciais.
- Flávio José Farace
Primeiro Vice-Presidente da associação, formado na turma de 1959. Fundador e primeiro presidente do Centro Acadêmico João Mendes Jr., em 1955.
- Luiz Eduardo Leme Lopes da Silva
Primeiro Diretor-Tesoureiro da associação, formado na turma de 1971. Fundador do escritório Lopes da Silva & Associados. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo e do IBA – International Bar Association. Foi o idealizador, fundador e presidente do Conselho de Administração da LEXNET – law firms association. Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e pós-graduado em direito empresarial. Fundador e membro do CESA – Centro de Estudos das Sociedades de Advogado. Foi consultor jurídico da FEBRABAN, FENABRAVE, ASSOBRAV, ABRARE, dentre inúmeras outras entidades. Co-autor do livro Direito Societário, editado em 6 volumes quando do surgimento da lei das Sociedades Anônimas e do livro “A Indignação é minha religião”.
Luiz Eduardo Leme Lopes da Silva, formado na turma de 1971. Primeiro Diretor-Tesoureiro da associação em 1977.